Sobre o Trabalho Prático





SEU LIVRO DE VIDA

Quase tudo o que você quer saber
 sobre Astrologia da Alma e do Auto-Conhecimento
Em 22 Capítulos/Volumes
© 2008 Janine Milward


Capítulo 1

O Risco do Bordado

Sobre o Trabalho Prático


O (Meu) Local de Trabalho


Estamos diante de uma Mandala Astrológica - e quem sabe diante de nosso cliente?  Então vamos começar a trabalhar, realizando nossa leitura e interpretação do mapa astral, do Risco do Bordado que se encontra à nossa frente, por sobre a mesa, desenhado, ou na tela virtual do computador?

Sempre que eu tenho que realizar uma leitura com o cliente ao vivo e em cores diante de mim, coloco em uma bandeja uma jarra de água fresca e dois copos e convido a mim mesma e ao meu cliente irmos bebendo água o tempo todo: para mim é ótimo pois estarei usando minha garganta  todo o tempo, falando, falando, falando....  e para o cliente também, pois ele estará se purificando, fazendo seu corpo ir se transformando...  Volta e meia eu costumo pingar umas gotinhas de própolis em sua essência no meu copo de água pura e fresca, novamente para ajudar e proteger minha garganta e minha voz, ao longo do trabalho.

Se o cliente não estiver presente à leitura de seu mapa - se eu estiver gravando e sozinha - também dois copos de água são simpáticos por sobre a mesma, um significando a mim mesma e o outro, significando meu cliente ausente - porém sempre presente à sessão, em sua alma.

Faço meu cliente se sentar confortavelmente e de preferência com o telefone celular desligado. É bom que o cliente se sente voltado para o norte, para a direção norte.  E por que?  Porque o norte é o lugar do Mestre, é o lugar que nos norteia....  Sendo assim, o cliente se sentirá agradavelmente orientado, norteado - e é essa a proposta da leitura e interpretação do mapa astral, não é mesmo?

Testo a fita cassete no gravador - ah, que coisa antiga, fita cassete, gravador!  Mas é assim mesmo que eu ainda opero, hoje em dia....  A verdade é que sempre prefiro escrever o mapa ao invés de trabalhar com voz alta e gravada, durante 90 a 120 minutos....  - mesmo que escrevendo o mapa demore muito mais tempo...  De uma forma geral, para a escrita de um Livro de Vida de 20 páginas inteiramente personalizadas - afóra a estrutura dorsal do trabalho - são oito horas de trabalho intenso diante da telinha do computador.... 

É fundamentalmente importante que a leitura oral seja gravada - em fita cassete, ou a voz dentro do gravador digital moderno ou dentro do computador.... enfim, são tantas as possibilidades!  A importância de tudo estar sendo dito e gravado é porque em primeiro lugar, é muita informação e o cliente certamente não tem como guardar em sua memória toda a informação que lhe é transmitida.... e também porque sempre, sempre, sempre, o cliente apenas guardará em sua memória aquilo que for conveniente - seja em relação a fatos agradáveis ou a fatos desagradáveis, mas sempre tudo aquilo que lhe for conveniente lembrar....  Dessa maneira, o trabalho poderá vir a ser desperdiçado, em sua essência, quase em 90 por cento!

Várias e várias vezes em meu trabalho - mesmo com o cliente sentado à minha frente - eu quero ter a certeza de que estou gravando e tenho a maior certeza de que estou falando para o gravador mais do que falando para o cliente!  Isso acontece porque eu sei que o cliente não está literalmente conseguindo apreender tudo aquilo que lhe está sendo dito.  Ao ouvir, mais tarde e várias vezes depois, sua gravação, aí sim, o cliente começa a perceber sobre a essência das questões que foram comentadas, o cliente começa a deixar  as fichas caírem, a bem dizer, a sacar mais e mais sobre tudo aquilo que lhe foi dito sobre si mesmo e sobre seu mapa astral natal ou outros mapas coadjuvantes.

Eu pessoalmente não gosto da idéia - normalmente ocorrida ao cliente que tenha muita intensidade dentro da energia dos Gêmeos - de ficar de lápis e papel em mãos, anotando uma coisa aqui e outra ali, me pedindo para interromper para poder escrever - ou mesmo rabiscando, aleatoriamente, um pedaço de papel.

A verdade é que toda e qualquer movimentação do cliente além de sua concentração inteira no consultor em astrologia e em suas palavras.... deixarão o astrólogo, o profissional, desconcentrado.  Pelo menos, assim eu me sinto...  E, céus, eu não gosto quando o cliente começa a bocejar... então eu lhe digo que se ele bocejar, eu vou bocejar também e aí todos bocejaremos, será realmente algo desagradável.  Peço para o cliente dar uma volta, arejar e depois então retornar ao local de trabalho, sem bocejar.  É verdade, a gente tende a bocejar junto, se o cliente bocejar. E o bocejo não necessariamente quer dizer que a sessão está sendo enfadonha.... é que Netuno fica meio desalinhado e aí então, o cliente boceja...  

Outra questão importante: o incenso delicado aceso um pouco antes da entrada do cliente no local de trabalho.  Um simples incenso haverá de trazer purificação plena ao ambiente de trabalho.  Aliás, sempre que estivermos atendendo a mais de um cliente, em seqüência, um saindo e outro entrando, é bom que levemos a jarra de água e os copos e os limpemos e que tragamos dois copos lavados e limpos e uma jarra de água lavada e limpa com água fresca dentro e enquanto executamos essas simples tarefas, o incenso também já foi aceso, purificando a energia do ambiente de sessão anterior para acolher a nova energia da sessão que se seguirá.  Incenso de canela é sempre muito bom em questões relacionadas a Encontros entre as pessoas. É um incenso de harmonização e de chamamento para os bons encontros.

Finalmente, em termos de ambiente de trabalho, é sempre imperioso que a consulta seja realizada apenas entre o profissional e o cliente, nada de mãe ou filhos ou amigos acompanhando.  A única exceção poderá vir a ser realizada para os momentos de leitura de mapas compostos e sinastrias - desde que os mapas individuais das pessoas envolvidas já tenham sido lidos e interpretados também somente entre o profissional e o cliente singular, individual.  E mesmo assim, em tempos de leitura de mapas composto e de sinastrias - com as duas pessoas presentes - é bom que o profissional tenha o bom cuidado de não levantar assuntos cabeludos demais da conta... para que a sessão de astrologia de leitura de mapa composto e de sinastria não se transforme em sorrisos amarelos ou caras vermelhas e enfurecidas...



O (Meu) Material de Trabalho

Quando eu comprei o grande computador, consegui um programa que considero absolutamente excelente... e desde então, já por mais de seis anos, eu venho usando essa ferramenta e continuo muito feliz!  O programa é Solarfire 3.5 - já um tanto antiquado, porém eu já entrei no site deles e sei que existem novos programas, tinindo!

Eu às vezes penso que um dia pedirei a um técnico em fazer programas, para adicionar o mapa dos Vagões - do Nodo Sul - e o mapa a partir de Quíron. Essas duas questões, infelizmente, não aparecem em meu programa.  Mas quando preciso das mesmas, eu simplesmente uso caneta e folha de papel e pronto!  Simples assim.  Todo o restante dos mapas que eu vou compondo - abaixo relacionados - estão dentro do programa que eu uso.  E o que eu mais gosto desse programa Solarfire, é que eu posso ir fazendo a Mandala do jeito que eu gosto, com os arquétipos que eu escolho, sem aqueles traços horríveis marcando os aspectos, das cores que quero, com as linhas que quero e sem as linhas que não quero, com as palavras que quero e certamente podendo eu inserir na área de correção de horário em relação a Greenwich, com a correção correta e certeira e não apenas ficar eu subordinada a um programa que me traga somente a possibilidade de correção através do fuso horário.

(De alguma forma eu insisto nessa questão.  Por exemplo, Curitiba tem uma correção de mais três horas e dezessete minutos.  Se colocarmos a correção do fuso de mais três horas somente, estaremos suprimindo cerca de 4 graus já a partir do Ascendente!)

No entanto, para que eu possa inserir a correção certeira entre o local do evento - seja no Brasil ou seja no mundo - eu certamente precisarei de alfarrábios que me tragam essa informação!  Nesse caso, eu tenho livros me abençoam com esses dados, bem como os dados relativos a horários de verão, no Brasil e no mundo.

Ainda sobre a questão do fazimento do mapa dentro do Programa usado em seu computador, penso que é possível o profissional escolher qual Sistema de Casas irá usar.  Eu penso que o mais comum é o Placidus.  Há quem use Campanus.  Eu pessoalmente uso Koch.  A melhor maneira de a gente saber qual sistema é mais conveniente seria talvez levantando nosso próprio mapa natal dentro desses diferentes Sistemas e ir comprovando com a inserção de Planetas ou Luminares ou Pontos e também com o trânsito de Planetas mais lentos adentrando as Casas.... O Sistema que melhor se apresentar será certamente o escolhido.

A mesma  coisa se dá em relação aos Nodos Lunares. Usaremos o True ou o Mean?  Eu uso Mean.  E por que?  Porque, a meu ver, funciona melhor.

Enfim, eu penso que essas questões deverão ir sendo comprovadas a partir da prática do profissional e nada melhor do que nosso próprio mapa natal para nos ajudar nessas questões.  E também uma grande ferramenta para nos ajudar em termos de escolha de Sistema de Casas e de Nodos Lunares, por exemplo, é o livro que traz os Símbolos Sabeus dentro da mandala astrológica.

 Os Livros mais importantes a acompanharem sua leitura e interpretação e seus conhecimentos... são certamente vários!

É claro que uma coisa é sua biblioteca recheada de livros de astrologia.  E outra coisa é seu material de trabalho com o qual você funciona diretamente, sem o qual você não conseguirá trabalhar em bom nível!

O livro mais fundamentalmente importante em nossa vida vai falar das Efemérides do Sol e da Lua e dos Planetas e Nodos!  Eu penso que a edição rosicruciana - em inglês - é a melhor e a minha vem fatiada em de 1900 a 1950; de 1950 a  2001; de 2000 a 2060.  Sempre as Efemérides para  00 horas são as mais práticas de serem usadas. Meu programa de computador também, a um toque do meu dedo no teclado, me fornece tudo aquilo que eu quiser, antes de cristo, depois de cristo, céus, efemérides para o céu e para a terra, sem dúvida alguma!

As Efemérides são importantes em nossa vida para que saibamos como os Planetas andam - fundamentalmente os mais lentos - e como os trânsitos vão se realizando em relação ao nosso mapa astral natal, nosso Risco do Bordado.

É bom que a gente vá sacando as Efemérides de tal maneira, que as tenhamos em mente as mais recentes ou até menos recentes, para que não tenhamos que parar nosso trabalho diante do cliente para irmos procurar no livro quando Plutão entrará em Capricórnio, algo assim, quando Urano passou pelo grau 10 de Aquário, algo assim.  Com o tempo, as efemérides vão fazendo parte constante de nossa mente, a gente as saberá de cor e salteado, com o tempo.

A verdade é que o bom profissional, já logo ao levantar o mapa astral natal de seu cliente, já poderá ir sacando sobre a questão do posicionamento dos Planetas em Trânsito por sobre esse mesmo mapa...., fundamentalmente quando se trata dos Planetas mais Lentos!  Para que isso possa acontecer, para que o profissional em astrologia possa reconhecer esses trânsitos, certamente tem que estudar sobre os mesmos!  E esse estudo se dá através dos livros das Efemérides.

Eu sinceramente não sei como o profissional de astrologia possa querer realizar a leitura do mapa de seu cliente sem sacar, sem saber mais profundamente sobre os trânsitos.  Seria quase como conduzir um automóvel sem saber sobre suas regras de trânsito, eu diria.  Será que foi um exemplo bom? não sei dizer.... 

Sempre à mão eu tenho os livros acerca de Latitudes e Longitudes no Brasil e no Mundo e suas correções certeiras em relação ao meridiano inicial, Greenwich.

Também o livro sobre os horários de verão, no Brasil e no Mundo.

Meu livro de Dane Rudhyar sobre os 360 graus simbólicos de uma mandala astrológica já está um verdadeiro caco, inteiramente envelhecido, páginas amareladas e já rasgando... de tanto ser usado!

Gosto muito dos livros acerca as estrelas protetoras, com suas interpretações sobre as mesmas.

Como você já deve ter percebido ao longo de nosso curso Amigos das Estrelas até agora, Caminhante, eu prezo muitíssimo os conhecimentos acerca dos Símbolos, dos Mitos, da Sincronicidade, dos Arquétipos...

Eu sempre também me dedico intensamente ao estudo da Astronomia, da ciência objetiva das estrelas, enquanto eu penso que a astrologia é a ciência subjetiva das estrelas - já conversamos sobre essas questões em nosso Curso Amigos das Estrelas, em suas primeiras aulas....   Então, eu diria que é muito importante inter-relacionarmos o céu objetivo com o céu subjetivo.  No entanto, eu respeito o fato de que a maioria das pessoas  que se dedicam ao estudo e ao trabalho dentro da astrologia não se preocupam com esse fato.  Essa é uma questão bem pessoal minha, admito, minha paixão pelas estrelas objetivas do céu, a astronomia.

Eu aconselharia também, dentro da Astrologia da Alma e do Auto-Conhecimento, que a biblioteca do amigo das estrelas pudesse também trazer livros relacionados à boa espiritualidade e seu bom desenvolvimento como também livros relacionados à boa psicologia e seu bom desenvolvimento.

Pessoalmente, eu tenho livros que eu considero valiosíssimos sobre o Tao primordial, sobre o Tantra primordial - assuntos que estruturam minha vida e minha visão da espiritualidade e a construção dos meus conceitos de vida pessoal e de vida profissional.  No passado, quando estudava psicanálise, eu possuía toda a obra freudiana, que mais tarde dei de presente a um amigo.  No entanto, minha biblioteca de psicanálise e de psicologia ainda continua bastante consistente, trazendo Lacan, Laing, Jung, Freud e outros.

Penso que livros também dedicados aos Asteróides - Juno, Ceres, Vesta e Pallas Athenas e outros - são simpáticos de serem lidos, assim como livros acerca de Quíron, o curador ferido, o mestre dos mestres.  Da mesma forma, livros dedicados aos Nodos Lunares, à Parte da Fortuna.... e a tantos e tantos outros temas que podemos encontrar dentro da ciência da astrologia!

Eu certamente penso que temos que ler muito, muito, muito, muito, sempre, sempre, sempre, sempre.  Pessoalmente, eu gosto muito dos autores americanos e dos ingleses também.  Dane Rudhyar, Stephen Arroyo, Liz Greene, Jeff Green, Howard Sasportas... e mais um time de bons astrólogos e de bons escritores faz parte de minha biblioteca.

 enfim, é sempre lendo que aprendemos.  Porém, é preciso sempre separarmos o joio do trigo.  É preciso sempre que tenhamos nosso pessoal ponto de vista, nossa imparcialidade em relação a tudo que lemos, nossa possibilidade de irmos aceitando ou recusando aquilo que estamos lendo.  Nós temos sempre nosso livre-arbítrio sendo atuado junto ao nosso Dharma, nos orientando em relação a quem somos nós e qual é nossa essência fundamental e em que acreditamos e aceitamos em nossa verdade interior, e em que ainda não aceitamos, e em que radicalmente não aceitamos nem acreditamos

Eu sempre penso que a prática é o critério da verdade.  Temos sempre que ir comprovando, através nossa prática de vida e de trabalho, sobre tudo aquilo que vamos lendo e aprendendo através nossos professores e através nossos livros.

A escolha de quais livros vão fazer parte da biblioteca de astrologia é algo bastante pessoal, cada qual, cada amigo das estrelas, tem uma forma de ser e certamente escolherá seus livros dentro de sua forma pessoal de ser, dentro do seu Risco do Bordado, sem dúvida alguma.


Com um abraço estrelado,
Janine Milward

O homem se orienta pela terra
A terra se orienta pelo céu
O céu se orienta pelo Tao
E o Tao se orienta por sua própria natureza

Lao Tse


Você  nunca está só ou abandonado...
A força que guia as estrelas
guia você também


Srii Srii Anandamurti 



Quem sou eu

Minha foto
Sou uma estudiosa de alguns aspectos da vida.